No Eventhubs, você tem alguém coletando e organizando as informações. Os guias do Eventhubs são versões mais padronizadas/organizadas de coisas que você acha em posts do Shoryuken Forums. (Nem todos os guias, mas eles começaram assim - como um lugar com guias de personagens muito útil para quem não gosta de utilizar o formato de fórum). Se eu fosse arriscar de onde que essa tier list veio, eu diria que ela foi montada a partir de um monte de opiniões espalhadas em posts do SRK forums, pegando as coisas que pareciam as mais razoáveis dentre essas. O problema é que muita coisa que parece razoável na verdade não é.
Eu chamo atenção que a partir do momento que essa tier list está no Eventhubs, ela ganha um pouco mais de respeito. Já parece ser mais confiável só de estar no site. E isso é complicado, porque o Eventhubs é um site que serve de base para formar a opinião de muitos jogadores. Essa tabela pode até estar errada, mas ela é tida como correta e forma a opinião de vários jogadores, assim como as outras coisas presentes no site.
A questão do Akuma é um caso particular, como eu disse no meu primeiro post. Sei que o motivo para ele ser banido não foi exclusivamente o fato que ele era muito melhor que os outros personagens. O problema é que pegando apenas a tabela e olhando só os números que foi que o DV chegou a conclusão que ele realmente era desequilibrado. E o que os números mostram não é bem isso, pelo contrário. Comparando com a tabela que eu
editei tirando os personagens do videogame, é difícil negar que ou os números estão errados, ou o akuma não é tão desequilibrado assim.
É engraçado como que o jeito que você apresenta o mesmo conjunto de informações pode levar a uma conclusão ou outra. Percebam a diferença entre essas duas tier lists que eu achei de Street Fighter III 3rd Strike: nota importante: as duas foram feitas a partir do mesmo conjunto de dados.
- Broken: Chun
- Top: Yun
- Upper: Ken, Dudley
- Upper-Mid: Makoto, Yang
- Mid: Urien, Gouki, Ryu, Oro
- Mid-Low: Hugo
- Lower: Elena, Ibuki, Alex
- Bottom: Necro, 12, Remy, Q
- Worst: Sean
e dessa:
S: Chun, Yun
A: Ken, Dudley, Makoto, Yang, Urien, Akuma, Ryu, Oro
B: Hugo, Elena, Ibuki, Alex
C: Necro, Twelve, Remy, Q
D: Sean
Na primeira tabela, você tem uma maratona de diferença entre os melhores e piores personagens. Na segunda, você tem a impressão de ser um jogo com os tiers bem mais comprimidos. Na primeira tabela, você olha pro hugo e fala "eca, mid-low". Na segunta você pensa "putz, primeiro do B, dá para jogar com o sujeito". Na primeira tabela, você pensa "Chun-li é broken, vou olhar feio para quem pegar ela", na segunda, você olha e pensa: olha o tanto de gente que está perto do primeiro personagem."
Sinceramente, a primeira interpretação parece uma muleta para um cara muito ruim de serviço, porque aí ele tem nomes o suficente de tiers para justificar quando perder para qualquer personagem. Com direito a chamar a Chun-li de broken, uma conotação forte demais que simplesmente não se aplica nesse caso.
No tópico do DVincent, tem algo parecido. Pode se questionar que essa tier list está errada, mas a conclusão que ele tirou
desses dados e repassou é: Unânimidade: Akuma ainda é broken / God tier: Akuma (pula uma linha antes de começar a colocar o S Tier). Não acho que o DV tenha feito de maldade - mas é engraçado como
dados muito parecidos levam a conclusões completamente diferentes. Não custou nada para o DVincent olhar para os números no primeiro link e falar que o Akuma é broken, mas é custoso olhar para
cá e falar que o Sagat é broken. Ninguém falou nessa possibilidade até agora nesse tópico inclusive. Na verdade o que temos aqui é "ou os dados estão errados", ou "o Akuma não é tão broken assim".
O que leva ao seguinte raciocínio: Akuma é banido porque ele é o Akuma, e não porque ele é muito acima dos outros. Ele dá a impressão de estar fora "das regras do jogo". Crio aqui uma hipótese: suponham que o Sagat não existia na versão de arcade como personagem selecionável, ele era apenas o boss do jogo. Lançam a versão do videogame de sf4, e o Sagat é passível de ser liberado, e ele é esse personagem ótimo que todos conhecem (que não é banido). Se essa fosse a situação, será que não existiria uma pressão para quererem banir o Sagat de campeonatos? Eu imagino que sim.
E é isso que eu estou questionando com essa história toda. Talvez, o motivo para o personagem ter sido banido ou não, é muito mais por causa dessa carga de "chefe" ou até de "personagem desequilibrado" do que dele realmente ser desequilibrado. A história de jogos de luta é cheia de coisas que são consideradas apelação antes mesmo delas conseguirem realmente se provarem dessa maneira.
Abraços