Ir para conteúdo

- - - - -

[Sugestao] Road to EVO 2013: Brasil

• Por favor, faça o login para responder
5 respostas neste tópico

#1 Kaede The Seiryu

Kaede The Seiryu

NeoMax Team

• Membro Lvl. 4
  • 629 posts

• Videogames: Playstation 2, Playstation 3, Xbox 360, outros
  • Gênero favorito:  Luta

•  - Kaede TheSeiryu

•  - The Kaede

•  -  The Kaede

•  -  Kaede The Seiryu

Postado 21 maio 2012 - 01:44

Olá pessoal.

Gostaria de sugerir algo, para se discutir e se aprimorar claro, essa é minha sugestão:

Vejo que o Brasil ainda está com pouca visibilidade internacional na cena de Fighting Games e os poucos jogadores que jogaram lá fora o fizeram com muita dificuldade e/ou gastos.

Com sacrifício e levando prejuizo financeiro o  Wallas trouxe gente de fora no início do ano e com boa vontade, nesta semana, vi um bom dinheiro sendo arrecadado para tentar trazer mais gente de fora e isso é bom, pois mostra interesse do pessoal em ver a cena crescer cada vez mais, mostra que todos realmente gostam disso e querem ver a coisa ficar cada vez melhor.

Porém não temos ainda uma boa quantidade de jogadores aparecendo lá fora. Em verdade, eu gostaria que nossa visibilidade fosse conquistada também com o aparecimento de cada vez mais torneios e com o comparecimento cada vez mais em peso da galera. Mas ser visto internacionalmente é algo de importância a se conquistar também, e é algo que pode atrair muita gente para nossa cena e animar outros tantos que já estão nela, gerando um movimento que so tenderia a melhorar o próprio cenario nacional.

Mas ir para fora do país é caro e dá trabalho. Ir para uma EVO não é barato e nem fácil e ir sozinho e conseguir visibilidade também não é.
Então me ocorreu uma idéia para melhorar a cena nacional e ao mesmo tempo melhorar nossa visibilidade.

A sugestão

A idéia é fazermos um circuito nacional destinado tanto a promover a cena nacional quanto a levar times de jogadores de cada game para a EVO.
Este circuito serviria para arrecadar dinheiro para levar times de jogadores nossos para grandes eventos internacionais, principalmente o EVO.
Os torneios ocorreriam em vários estados para arrecadar dinheiro e promover a cena ao mesmo tempo e todos os fundos adquiridos seriam divulgados publicamente para a comunidade.
Se houver a necessidade de lucro dos organizadores deverá ser fixado uma meta meta mínima de arrecadação para o "fundo EVO" e o restante poderia ficar para quem organizou, mas isso é algo a se discutir.

Um exemplo seria levar times formados pelos  3 melhores jogadores do circuito, de cada jogo,  para o próximo EVO, e assim fazer a cada ano. A idéia é levar, se não der de todos os jogos, pelo menos 12 jogadores (4 jogos) para que tenhamos uma melhor chance de aparecer bem, mas isso deve ser definido no início do circuito de acordo com as expectativas, análises e levantamentos que devem ser feitos.

Os detalhes sobre a lineup de jogos da EVO mudar a cada ano podem ser discutidos, por exemplo: se formarmos um time de KOF XIII mas não tiver campeonato de KOF XIII na EVO do ano que vem mandaremos o time de KOF para o maior evento do jogo que tiver neste mesmo ano ou mesmo lançar/organizar um desafio internacional e mandar/trazer jogadores para o mesmo (outras sugestões podem ser discutidas depois).

Alguns problemas a serem resolvidos

Porém fazer torneios darem lucro não e tarefa facil aqui no Brasil e a logística de tudo precisará ser bem pensada.
Minha sugestão é dar premios razoáveis conforme o patrocinio obtido  e tentar chegar a um padrão de premiação e também tentar, com o tempo, arrecadar perto de uma meta mínima de dinheiro a cada evento.

O patrocínio poderia vir de lojistas e empresas interessados em fazer marketing ou comerciais durante os intervalos das partidas, poderíamos falar de promoções, sortear ou divulgar cupons de desconto, camisetas, etc, nos intervalos das partidas para obter assim patrocínio pelo menos para os premios do torneio, destinando o que sobrar dos gastos para os fundos que serão gastos enviando jogadores para o EVO.

Para os patrocinadores se interessarem precisamos de visibilidade, de audiência, de algo que os faça ver que podem vender seus produtos fazendo marketing através de nós. Para conseguir isso precisamos ser populares, ter alguma atração que traga gente para assistir as streams. Pensei inicialmente que poderíamos tentar reunir todos aqueles mais bem sucedidos em canais do youtube e em fazer streamings aqui do portal e de outros sites para fazerem a divulgação em conjunto dos eventos. Isso implicaria tambem em divultar os eventos de outros, mas pensando por um lado positivo, se a cena de DotA ou CS é maior que a nossa e tem gente fazendo stream delas, por que não divulgar os eventos deles enquanto divulgam os nossos? Já é um início pois, se aumentarmos a quantidade de gente que assiste nossas streams e vídeos nós também vamos aumentar o potencial de gerar receita através de patrocínios.

Quanto aos locais poderemos tentar desde lojistas que possuam área destinada para jogos quanto eventos de anime, onde entrariamos como organizadores de um sub-evento, que seria no caso o torneio do circuito. Ou mesmo ver a possibilidade de conseguir apoio das prefeituras (assim como alguns eventos de anime fazem) para realizar o torneio como evento cultural, já que jogos de video game não são mais jogos de azar perante a lei (se eu não estiver enganado).

Outro problema a se resolver é conseguir  equipamentos para cada evento, e isso acredito ser um problema que vai variar de tamanho de acordo com o local e pessoas envolvidas na organização, entre outros fatores. Mas para cada evento seriam necessários equipamentos tanto para jogar quanto para realizar stream, assim como a estrutura do local deverá ter acesso a internet com o mínimo para se realizar uma stream. Esse problema é chave uma vez que a falta de equipamentos realmente impossibilita a realização de eventos.
Para amenizar este problema, cada torneio do circuito não precisaria cobrir todos os jogos previstos no início, o que poderia fazer com que mais torneios ocorram, mesmo que alguns menores que outros ,mas o importante é que ocorram e sejam o mais bem feito possível independente do tamanho.

Finalizando

Penso que se enviarmos times para grandes torneios, como a EVO, e fizermos nomes brasileiros aparecerem, no que se refere a qualidade e nivel de eventos nacionais e aos próprios jogadores, futuramente os tops do resto do mundo se interessarão em vir aqui mais facilmente, usando seus próprios patrocínios e/ou recursos. Mas para isso acontecer temos que começar a crescer logo, aproveitar o momento em que os Fighting Games estão com visibilidade boa mundo a fora e fazer com que quem é daqui seja também melhor visto. Acredito que temos potencial mas que ainda precisamos de criar nossas oportunidades para que tudo flua melhor a cada dia que passa.

Essa é uma idéia crua, deve ser trabalhada e precisa amadurecer.  Então este tópico é mesmo para sugerir e para que possamos tentar amadurecer a idéia para que assim ela talvez se torne realidade. Lembrando que para que possa dar certo é necessário começarmos a nos mover e planejar a partir de agora, para que assim tenhamos tempo.

* Está meio tarde aqui para mim e preciso acordar cedo, então me perdoem se escrevi algo estranho ou equivocado !

Editado por Kaede The Seiryu, 21 maio 2012 - 07:05 .

Imagem Postada

#2 juninProGammer

juninProGammer

-------------

• Membro Lvl. 4
  • 581 posts

• Videogames: Playstation 3

•  - juninProGammer

Postado 21 maio 2012 - 02:09

Conforme tínhmas conversado lá no chat do stream, acho essa ideia muito interessante. É algo que, se bem estruturado, traria, a grande prazo, grandes melhorias à nossa cena. Circuitos com o intuito principal de arrecadar fundos para esse tipo de viagem seria mesmo o ideal. Claro, tendo em vista todas as ressalvas citadas por você. É algo para se discutir.

Como eu nunca fiz, não posso imaginar o quão difícil seja organizar um torneio. Imagino que seja algo bastante trabalhoso e, em alguns casos, o organizador acaba saindo no prejuízo. Vou aproveitar este tópico para conversar algo nesse sentido com a galera daqui da cidade.

Editado por juninProGammer, 21 maio 2012 - 02:13 .

#3 Hardc0re

Hardc0re

Akuma mais mediano da minha rua

•  Moderador 
  • 2.477 posts

• Videogames: Xbox 360

•  - Hardc0re Bait

Postado 21 maio 2012 - 07:42

Eu acho a idéia boa tb, mas da última vez que eu lembro de tentarem fazer isso a maioria das pessoas reclamou algo do tipo "ah mas prefiro que se eu ganhar o campeonato eu ganhe o dinheiro ao invés da passagem, pq não quero ir pra EVO, que o dinheiro".
Na prática acaba não dando muito certo se o prêmio for só a ida pra EVO, pq muita gente vai deixar de participar, o que significa inscrições a menos, o que significa dinheiro a menos pra comprar a passagem pro cara.

Infelizmente os top top players não têm interesse em ir pra EVO, ou, simplesmente, não podem ir por causa de compromissos, grana (que no caso não seria um problema) ou simplesmente falta de planejamento pessoal.
Aí só resta ir as vítimas como eu pra lá, pra tomar dive kick nas 2 primeiras partidas da pool e fazer diferença nenhuma. :(
Imagem Postada

#4 Kaede The Seiryu

Kaede The Seiryu

NeoMax Team

• Membro Lvl. 4
  • 629 posts

• Videogames: Playstation 2, Playstation 3, Xbox 360, outros

•  - Kaede TheSeiryu

•  - The Kaede

•  -  The Kaede

•  -  Kaede The Seiryu

Postado 21 maio 2012 - 20:38

Visualizar PostjuninProGammer, em 21 maio 2012 - 02:09 , disse:

Conforme tínhmas conversado lá no chat do stream, acho essa ideia muito interessante. É algo que, se bem estruturado, traria, a grande prazo, grandes melhorias à nossa cena. Circuitos com o intuito principal de arrecadar fundos para esse tipo de viagem seria mesmo o ideal. Claro, tendo em vista todas as ressalvas citadas por você. É algo para se discutir.

Como eu nunca fiz, não posso imaginar o quão difícil seja organizar um torneio. Imagino que seja algo bastante trabalhoso e, em alguns casos, o organizador acaba saindo no prejuízo. Vou aproveitar este tópico para conversar algo nesse sentido com a galera daqui da cidade.

Opa, conversa sim. Quanto mais pessoas você animar melhor. Se não me engano você é de Belo Horizonte, aí deve ter muitos bons jogadores que estão até parados e gostariam de participar de algo. Agita o pessoal ai que, quem sabe, você não levanta uma cena local adormecida de vários jogadores esperando por competição ?

Visualizar PostHardc0re, em 21 maio 2012 - 07:42 , disse:

Eu acho a idéia boa tb, mas da última vez que eu lembro de tentarem fazer isso a maioria das pessoas reclamou algo do tipo "ah mas prefiro que se eu ganhar o campeonato eu ganhe o dinheiro ao invés da passagem, pq não quero ir pra EVO, que o dinheiro".
Na prática acaba não dando muito certo se o prêmio for só a ida pra EVO, pq muita gente vai deixar de participar, o que significa inscrições a menos, o que significa dinheiro a menos pra comprar a passagem pro cara.

Infelizmente os top top players não têm interesse em ir pra EVO, ou, simplesmente, não podem ir por causa de compromissos, grana (que no caso não seria um problema) ou simplesmente falta de planejamento pessoal.
Aí só resta ir as vítimas como eu pra lá, pra tomar dive kick nas 2 primeiras partidas da pool e fazer diferença nenhuma. :(

Então Hardcore. Nesta proposta o prêmio de cada campeonato seria totalmente separado do dinheiro destinado a ser usado nas passagens dos times ao final do circuito.
O prêmio individual de cada jogador seria uma coisa, o montante que o circuito arrecadar de fundos para as passagens seria outra que só poderá ser usada para este fim (passagens), ficando claro e definido desde o início que, se o jogador desistir de ir, passará o direito ao melhor colocado na lista de espera daquele jogo. Ou seja, os jogadores vencedores e selecionados para cada time jamais teriam a possibilidade de querer o dinheiro da passagem.

Por isso a importância de conseguirmos levantar audiência e visibilidade para gerar mais patrocínios, que poderiam dar conta dos prêmios, enquanto o dinheiro arrecadado seria usado principalmente para as passagens.

E quanto a você ir pra EVO, vai que você ganha e faz seu nome lá ?

Editado por Kaede The Seiryu, 21 maio 2012 - 20:41 .

Imagem Postada

#5 Hardc0re

Hardc0re

Akuma mais mediano da minha rua

•  Moderador 
  • 2.477 posts

• Videogames: Xbox 360

•  - Hardc0re Bait

Postado 22 maio 2012 - 07:59

Ah vou ganhar sim, principalmente jogando de Dhalsim :P

Se tiver premiações a idéia fica atrativa. O problema é que vai precisar arranjar muito patrocínio (visto que além dos prêmios de cada etapa, o prêmio final vai ser uns R$ 5000,00). E o patrocínio é a parte mais difícil...
Imagem Postada

#6 gigiolurez_br

gigiolurez_br

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 560 posts

• Videogames: Playstation 3

•  - gigiolurez_BR

Postado 22 maio 2012 - 14:59

esse é um projeto que tenho em mente ja venho com o Treta a mais de 3 anos estamos fazendo algo em escala muito menor mas esta dando muito certo são as regionais, ja rolou a RS... esta rolando RJ ( serão por etapas) em junho ou julho ira rolar a MG, tentando ver a regional SP... quem sabe ano que vem consigo expandir mais isso fazendo regionais em todo territorio nacional...acho ano que vem devido as proporções do torneio desse ano fique mais tranquilo para conseguir patrocinio de grandes empresas...que bancaria concerteza uma viajem para o evo...por q a parte dificil como o hard comentou é o patrocinio enviei o projeto desse ano para milhões de empresas nacionais e internacionais, mas é complicado, por que muitas vezes ficamos na expectativa será que vai rolar... tomara que de certo...e é soco em pota de faca... mas o não eu ja tenho então não custa tentar e tentar...

Para finalizar O treta desse ano já esta praticando isso regionais pagando viajem para os vencedores dos torneios aplicados para o major event que sera realizado aqui em Curitiba em setembro,com viajem com estadia e inscrição.

Quem sabe em um futuro proximo e se o mundo não acabar uma viajem para o Evo hum vou pensar com carinho nisso =D

Editado por gigiolurez_br, 22 maio 2012 - 16:33 .

Imagem Postada

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)