Ir para conteúdo

[Ryu] Discussão Geral - Troque Ideias, Experiências, Dúvidas

• Por favor, faça o login para responder
628 respostas neste tópico

Enquete: [Ryu] Discussão Geral - Troque Ideias, Experiências, Dúvidas (40 membros votaram)

Qual dos seguintes matchups tem sido o mais difícil pra você, ultimamente e porque?

1. Sagat (10 votos [43.48%])

Porcentagem de votos: 43.48%

2. E.Honda (4 votos [17.39%])

Porcentagem de votos: 17.39%

3. T.Hawk (2 votos [8.70%])

Porcentagem de votos: 8.70%

4. Dee Jay (7 votos [30.43%])

Porcentagem de votos: 30.43%

Votar Visitantes não podem votar

#91 DothanBruno

DothanBruno

Ryu

• Membro Lvl. 4
  • 988 posts
  • Gênero favorito:  Luta

•  - Daisho2329

•  -  brunorochaxx

Postado 12 agosto 2011 - 00:28

Visualizar PostHero, em 09 agosto 2011 - 00:34 , disse:

Partida terrível minha só pra mostrar o Daigo style haha! Sobrevivam até o final do segundo round.

Show de bola bróds, tentei fazer contra um Dhalsim que enfrentei, e sem chance alguma. Imagem Postada

Editado por Dothan, 12 agosto 2011 - 00:28 .

Começando um canal de Stream para ajudar os players em SSF4AE

Quem quiser ajudar/contribuir, se inscrevendo ja é um começo ^_^
Twitch.tv/DaishoBruno

#92 AleKISS

AleKISS

Combo de 5 Hits

•  Membro Lvl. 3 
  • 294 posts

• Videogames: Xbox 360

•  - AleKISS

Postado 12 agosto 2011 - 10:18

Belissimo tópico, Parabéns! Pontinho positivo pra você!
"Só ficamos mais espertos, quando defrontamos alguém mais esperto." Fundamentos do Xadrez
Imagem Postada

#93 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 15 agosto 2011 - 14:11

Nao enfrentei muitos adons desde que comecei jogar street, peguei uns 2 bons nos ultimos tempos e o jaguar kick ta enchendo o saco, tem alguma estrategia ou posicionamento que melhor pra evitar esse golpe, parece ser safe on block as raras vezes consegui punir, o cara usava toda hora e pokeava ou dava shorys apos o jaguar kick, ou senao ja enfiava outro jaguar kick apos eu defender

#94 LiquiD

LiquiD

Gira gira gira gira

•  Moderador 
  • 1.337 posts

• Videogames: Playstation 3, Xbox 360

•  - Liquid e Jully

•  - LiquiD-e-Jully

•  - Liquid e Jully

•  -  Liquidin

Postado 15 agosto 2011 - 20:46

Visualizar PostNandoBlackout, em 15 agosto 2011 - 14:11 , disse:

Nao enfrentei muitos adons desde que comecei jogar street, peguei uns 2 bons nos ultimos tempos e o jaguar kick ta enchendo o saco, tem alguma estrategia ou posicionamento que melhor pra evitar esse golpe, parece ser safe on block as raras vezes consegui punir, o cara usava toda hora e pokeava ou dava shorys apos o jaguar kick, ou senao ja enfiava outro jaguar kick apos eu defender

Se voce joga de ryu, a melhor coisa pra voce para com essa putaria é meter um roris mp nos JK. O cara tava spammando por que voce nao está punindo. Um roris bem dado na fuça dele e te garanto que ele para a putaria. Agora sobre ser safe on block, nao tenho certeza, mas acho que é sim. Dê uma olhada na frame data do Adon pra ter certeza.

Imagem Postada

#95 Blackrush

Blackrush

Get Ready!

•  Moderador 
  • 2.252 posts

• Videogames: Playstation 3

Postado 15 agosto 2011 - 20:49

Jogo pouco de Ryu, mas roundhouse  ou soco forte  num tira não?

Imagem Postada

#96 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 15 agosto 2011 - 21:07

Tentei com soco forte e soh me ferrei, sei que shorys medio tira mas tava meio osso de acertar o tempo,e acho que se o jaguar kick for ex o shorys medio nao tira, ele usava batante ex.

Visualizar PostBlackrush, em 15 agosto 2011 - 20:49 , disse:

#97 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 15 agosto 2011 - 21:18

fui no treino e testei shorys medio tira sim mas tem que acertar o tempo certinho senao os dois tomam, mas pra isso ficar eficiente soh farofando vc farofa o shorys sem apertar o soco e se consegui enchergar que o cara vai usar o jaguar kick vc aperta o botao do soco medio senao nao aperta nada, farofa contra farofa, se alguem tiver uma sugestao melhor sera muito bem vinda

#98 LiquiD

LiquiD

Gira gira gira gira

•  Moderador 
  • 1.337 posts

• Videogames: Playstation 3, Xbox 360

•  - Liquid e Jully

•  - LiquiD-e-Jully

•  - Liquid e Jully

•  -  Liquidin

Postado 15 agosto 2011 - 21:22

Eu acho que a questão nao é farofar, mesmo porque se vc ficar bufferando os inputs do roris, nao vai ficar defendendo e corre o risco de vc levar outro golpe. Tente prever pelo estilo de jogo do cara mesmo. Normalmente os Adons usam JK em blockstrings, entao toda hora que ele ficar usando block string, já fique esperto que pode vir JK.

Imagem Postada

#99 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 15 agosto 2011 - 21:22

Agora pra tirar o jaguar tooth o soco forte eh bem eficiente sim,basta acertar o tempo

Visualizar PostBlackrush, em 15 agosto 2011 - 20:49 , disse:

#100 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 15 agosto 2011 - 21:41

vN37-Pq6x90&NR=1

vcs ja viram essa luta? achei o terceiro round muito foda, o cara manda muito de ryu o guile eh monstro tb

Editado por NandoBlackout, 15 agosto 2011 - 21:41 .

#101 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 16 agosto 2011 - 17:12

To com uma duvida o Jaguar kick eh fraco e medio eh -3 on block, entao se eu bloquear eu conseguiria punir com shorys ou c lp ou slp somente certo? C mk ele bloquearia pois eh 5 de startup, mas se ele entar pokear apos eu ter defendido o jk com c lp que tem startup de 3 eu acertaria minha cmk pois 4+3=7 contra 5 do c mk eh assim que funciona?

Editado por NandoBlackout, 16 agosto 2011 - 17:19 .

#102 Mark - EchoSlam - Bruder

Mark - EchoSlam - Bruder

quemestouondesou

•  Membro Lvl. 2 
  • 119 posts

• Videogames: Playstation 2, Xbox 360

•  - Luis ShippudeN

Postado 16 agosto 2011 - 17:32

Visualizar PostNandoBlackout, em 16 agosto 2011 - 17:12 , disse:

To com uma duvida o Jaguar kick eh fraco e medio eh -3 on block, entao se eu bloquear eu conseguiria punir com shorys ou c lp ou slp somente certo? C mk ele bloquearia pois eh 5 de startup, mas se ele entar pokear apos eu ter defendido o jk com c lp que tem startup de 3 eu acertaria minha cmk pois 4+3=7 contra 5 do c mk eh assim que funciona?

Normalmente tem que comparar o start-up com o recovery, e somar a diferença com o adv. on-block.
Pelo que li no golpe, o start-up é semelhante ao recovery e é aéreo, então só sobram os adv. on-block pra punir mesmo.
Imagem Postada É nóis que vôa, pterodáctilo.

#103 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 17 agosto 2011 - 13:55

Dapra dar um exemplo fazendo a conta pra ver se eu entendi isso direito?

Visualizar PostMark - EchoSlam - Bruder, em 16 agosto 2011 - 17:32 , disse:

Normalmente tem que comparar o start-up com o recovery, e somar a diferença com o adv. on-block.
Pelo que li no golpe, o start-up é semelhante ao recovery e é aéreo, então só sobram os adv. on-block pra punir mesmo.

Editado por NandoBlackout, 17 agosto 2011 - 13:55 .

#104 Mark - EchoSlam - Bruder

Mark - EchoSlam - Bruder

quemestouondesou

•  Membro Lvl. 2 
  • 119 posts

•  - Luis ShippudeN

Postado 17 agosto 2011 - 14:19

Visualizar PostNandoBlackout, em 17 agosto 2011 - 13:55 , disse:

Um exemplo que eu acho fácil pra explicar é o uso do C.mp* como frame trap: Se você acerta o C.mp no oponente você ganha +3 frames pra linkar algo. Se pega na defesa, você tem q aguardar o recovery e deixa o oponente -3, ou seja, ele aguarda ainda -3 frames  pra poder te atacar, e você tem que ficar os 21 do recovery ali feito idiota se não cancelar o golpe com algum special(hadoken, shorys, tatsu, etc.). Se pega em conter, você ganha o adv. on-hit de +3 e +3 por ter acertado em counter.

* Usei o "C" como "Closed", não "crouch".

#105 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 17 agosto 2011 - 14:43

Visualizar PostMark - EchoSlam - Bruder, em 17 agosto 2011 - 14:19 , disse:

Visualizar PostNandoBlackout, em 17 agosto 2011 - 13:55 , disse:

Um exemplo que eu acho fácil pra explicar é o uso do C.mp* como frame trap: Se você acerta o C.mp no oponente você ganha +3 frames pra linkar algo. Se pega na defesa, você tem q aguardar o recovery e deixa o oponente -3, ou seja, ele aguarda ainda -3 frames  pra poder te atacar, e você tem que ficar os 21 do recovery ali feito idiota se não cancelar o golpe com algum special(hadoken, shorys, tatsu, etc.). Se pega em conter, você ganha o adv. on-hit de +3 e +3 por ter acertado em counter.

* Usei o "C" como "Closed", não "crouch".

Acho que tem algo errado pq se tivesse 21 de recovery o cara poderia te punir facilmente e um C mp nao da pra punir on block mesmo vc nao cancelando ele, vc nao confudiu com o c hp nao?

Editado por NandoBlackout, 17 agosto 2011 - 14:44 .

#106 Mark - EchoSlam - Bruder

Mark - EchoSlam - Bruder

quemestouondesou

•  Membro Lvl. 2 
  • 119 posts

•  - Luis ShippudeN

Postado 17 agosto 2011 - 15:12

Visualizar PostNandoBlackout, em 17 agosto 2011 - 14:43 , disse:

Acho que tem algo errado pq se tivesse 21 de recovery o cara poderia te punir facilmente e um C mp nao da pra punir on block mesmo vc nao cancelando ele, vc nao confudiu com o c hp nao?

Não. Isso de 21 de recovery tá escrito na frame data do shoryuken. Pode estar errada, mas é o que tá lá:
http://wiki.shoryuken.com/Super_Street_Fighter_IV_AE/Ryu

#107 DothanBruno

DothanBruno

Ryu

• Membro Lvl. 4
  • 988 posts

•  - Daisho2329

•  -  brunorochaxx

Postado 17 agosto 2011 - 21:44

Visualizar PostMark - EchoSlam - Bruder, em 17 agosto 2011 - 15:12 , disse:

Não. Isso de 21 de recovery tá escrito na frame data do shoryuken. Pode estar errada, mas é o que tá lá:
http://wiki.shoryuke...ghter_IV_AE/Ryu

EDIT: Errei fiz confusão.

Quantidade de frames de recovery começa onde termina o ultimo ativo, ou seja, no caso de Whiff.

Editado por Dothan, 21 agosto 2011 - 13:29 .

Twitch.tv/DaishoBruno

#108 SCL_LazyDog

SCL_LazyDog

menino de barba

•  Premium 
  • 496 posts

• Videogames: Xbox 360

•  - LazyDog BR

•  - xLazyDog

•  -  LazyDog BR

Postado 17 agosto 2011 - 22:01

Visualizar PostDothan, em 17 agosto 2011 - 21:44 , disse:

Não. Assim. Quando refere-se a 21f de recovery, quer dizer que corre 21 frames desde o aperto no botão até voltar a posição base. A animação do soco médio de perto tem 21 frames até se recuperar, e não -21 onblock.

Ei Dothan, recovery é o tempo que passa desde o último frame ativo, e não desde que vc aperta o botão.
A galera que postou mais acima tava mesmo confundindo recovery com frame advantage.

#109 DothanBruno

DothanBruno

Ryu

• Membro Lvl. 4
  • 988 posts

•  - Daisho2329

•  -  brunorochaxx

Postado 17 agosto 2011 - 22:13

Visualizar PostLazyDog, em 17 agosto 2011 - 22:01 , disse:

Não. Assim. Quando refere-se a 21f de recovery, quer dizer que corre 21 frames desde o aperto no botão até voltar a posição base. A animação do soco médio de perto tem 21 frames até se recuperar, e não -21 onblock.

Ei Dothan, recovery é o tempo que passa desde o último frame ativo, e não desde que vc aperta o botão.
A galera que postou mais acima tava mesmo confundindo recovery com frame advantage.
EDIT:

Opa fiz confusão de low mid com close mid. Perdões... laser dog tem toda razao, delirei aqui. Imagem Postada

Editado por Dothan, 17 agosto 2011 - 22:22 .

Twitch.tv/DaishoBruno

#110 Mark - EchoSlam - Bruder

Mark - EchoSlam - Bruder

quemestouondesou

•  Membro Lvl. 2 
  • 119 posts

•  - Luis ShippudeN

Postado 18 agosto 2011 - 12:31

Visualizar PostMark - EchoSlam - Bruder, em 17 agosto 2011 - 15:12 , disse:

http://wiki.shoryuke...ghter_IV_AE/Ryu

A ta. Agora entendi isso.

#111 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 18 agosto 2011 - 13:32

Bom o que realmente vc tem que olhar quando o cara te defende  seu golpe eh o hit on block somente sem somar nada? Independente se pegou no primeiro frame ativo ou no ultimo?

#112 DothanBruno

DothanBruno

Ryu

• Membro Lvl. 4
  • 988 posts

•  - Daisho2329

•  -  brunorochaxx

Postado 21 agosto 2011 - 13:36

Visualizar PostMark - EchoSlam - Bruder, em 18 agosto 2011 - 12:31 , disse:

A ta. Agora entendi isso.

Apaga isso. Fiz confusão. 21 frames é o recovery do Close Strong, contando a partir do último ativo.

Visualizar PostNandoBlackout, em 18 agosto 2011 - 13:32 , disse:

Bom o que realmente vc tem que olhar quando o cara te defende  seu golpe eh o hit on block somente sem somar nada? Independente se pegou no primeiro frame ativo ou no ultimo?

Bom daí vem os frame ativos... Se você tomou um meaty, provavelmente vem uma frame trap em seguida (eu sempre penso assim). Se conseguires fazer o Low Strong pegar no ultimo frame ativo, da pra linkar com Metsu Shoryuken.
Basicamente tu tem que saber sempre o frame disadvantage dos ataques que você leva, tanto on hit quanto on block, para fazer o melhor punish possível.

Um deles é saber usar o Low Foward do Ryu, pois ele é -3 on block. Oponente pode punir com Reversal shoto Shoryuken, zangief SPD, Ditador Low short + combo etc.. etc..

Editado por Dothan, 21 agosto 2011 - 13:37 .

Twitch.tv/DaishoBruno

#113 Mark - EchoSlam - Bruder

Mark - EchoSlam - Bruder

quemestouondesou

•  Membro Lvl. 2 
  • 119 posts

•  - Luis ShippudeN

Postado 23 agosto 2011 - 13:01

Aê! Achei isso no eventhubs.com :

Ryu

The biggest change is to his Metsu Shoryuken (Ultra 2), we made it much easier to use.

First, we improved its function as an anti air. The vertical hitbox is larger and it is easy to the the lock (full ultra) hit.

Also, if you manage to get a good read on your opponent and land a counter hit EX Fireball, you can combo into Ultra 2. You will only get the full ultra if the EX Fireball counter hit the opponent. For example, if you threw out a Crouching Medium Kick and it was focused you could then do EX Fireball → FADC → Dash → U2. You could get upwards of 500 damage with this, giving you a chance to make a heavy comeback in one shot. If you are very close to your opponent, you could combo Ultra 2 off an EX Fireball without a focus cancel.

Other things

The effective frames for the "brake" on a rising Air Hurricane Kick has been reduced by 3 frames (from the front of the "brake" frames). When you use it on these frames, the trajectory of your Hurricane Kick will change (larger window for a "normal" air Hurricane Kick).

Solar Plexus Strike is now 40+60, giving you 100 points of damage.

You can combo into Crouching Hard Kick no matter what your opponent's character is from a Close Standing Hard Kick.

Alguém da uma traduzida? Meu inglês é uma merda, então nem rola eu tentar traduzir.

Fonte: http://www.eventhubs.com/news/2011/aug/22/partial-translation-super-street-fighter-4-ae-blog-changes/

#114 DothanBruno

DothanBruno

Ryu

• Membro Lvl. 4
  • 988 posts

•  - Daisho2329

•  -  brunorochaxx

Postado 24 agosto 2011 - 11:19

Bom aí diz que:

- Ultra 2 pode ser mais usável agora para anti-air, pois a Hitbox vertical dele está maior e para comeback. Fala que Shakunetsu em Counter seta ultra2 full animation.
- Airborne Tatsumaki Sempuukyaku vai ter modificações, que, acredito eu, ser para Fuga e aproximação como o Super SF4.

- Solar Plexus vai tirar 100 ao invés de 90
- Close Round House quando pegar o oponente em counter hit e abaixado, ficara em frame advantage +5, o que sugere o sweep pra link pós isso.

Eu prefiro trocar tudo isso por um Light Shoryuken com uma hurtbox menor e recuperação que nem do Ken do SuperSF4.

Minha opinião sobre o Ultra 2 vai existir só depois de eu testar ou ver algum video bem detalhado..

Twitch.tv/DaishoBruno

#115 NandoBlackout

NandoBlackout

Sufocador

• Membro Lvl. 4
  • 578 posts

Postado 25 agosto 2011 - 10:59

Que isso Dothan, o ultra 2 vai ficar foda, vai dar pra usar no meio do combo com haduken ex, vc pode fazer um hit confirm com fadc e ultra 2 vai dar mais de 400 de dano, ryu vai mehorar bem, gostaria que que solar plexus tivesse pelo menos 120 de dano mas 100 ja eh melhor que 90, e se o ultra um tivesse 420 de dano ao invez de 367 serai mais justo tb, como nao tem vou jogar de ultra 2 mesmo. Acho que o ryu vai estar bem mais competitivo agora, com ultra 2  vai ficar melhor a luta contra balrog se conseguir pegar as corridas dele com ultra 2 vc estraga, e pode usar em golpes como o jaguar kick tb, basta prever o golpe do cara

#116 titon

titon

Róris Nóia

•  Membro Lvl. 2 
  • 79 posts

Postado 30 agosto 2011 - 14:50

Galera, não tem algum material mais básico para quem está começando? Eu jogava Street Fighter muito nas antigas, mas agora com essas mesmices nos outros estilos de games quero voltar a jogar, então como não joguei nem 3rd strike e nem SSF4 não estou entendendo nada desse tópico... hehe.

Abraços!

#117 DothanBruno

DothanBruno

Ryu

• Membro Lvl. 4
  • 988 posts

•  - Daisho2329

•  -  brunorochaxx

Postado 05 setembro 2011 - 11:11

Visualizar Posttiton, em 30 agosto 2011 - 14:50 , disse:

Galera, não tem algum material mais básico para quem está começando? Eu jogava Street Fighter muito nas antigas, mas agora com essas mesmices nos outros estilos de games quero voltar a jogar, então como não joguei nem 3rd strike e nem SSF4 não estou entendendo nada desse tópico... hehe.

Abraços!

Demorô. Vou escrever um pouco sobre isso  :thumbsup:

Twitch.tv/DaishoBruno

#118 DothanBruno

DothanBruno

Ryu

• Membro Lvl. 4
  • 988 posts

•  - Daisho2329

•  -  brunorochaxx

Postado 08 setembro 2011 - 00:36

Tudo que é -3f on block, é punível com:
- Shoryuken
- Low Jab
- Close Jab
- Close Strong
- Close Forward
- Shinkuu Hadouken

Bem daí se ele fizer LOW JAB (que é 3frames) após o Jaguar que é -3f on block, este ataque, teóricamente sairá em 6 frames pois:

-3f (recuperação) + -3frames (startup Low Jab) = 6 frames

Portanto, se fizeres o Low Forward que sai em 5frames, vai ser vitoria do Ryu.

E, exato, se o startup é 5f, não vai punir pois o Adon está vulnerável apenas a 3 frames, após esses 3 frames ele  pode defender o que vier

Visualizar PostNandoBlackout, em 25 agosto 2011 - 10:59 , disse:

Que isso Dothan, o ultra 2 vai ficar foda, vai dar pra usar no meio do combo com haduken ex, vc pode fazer um hit confirm com fadc e ultra 2 vai dar mais de 400 de dano, ryu vai mehorar bem, gostaria que que solar plexus tivesse pelo menos 120 de dano mas 100 ja eh melhor que 90, e se o ultra um tivesse 420 de dano ao invez de 367 serai mais justo tb, como nao tem vou jogar de ultra 2 mesmo. Acho que o ryu vai estar bem mais competitivo agora, com ultra 2  vai ficar melhor a luta contra balrog se conseguir pegar as corridas dele com ultra 2 vc estraga, e pode usar em golpes como o jaguar kick tb, basta prever o golpe do cara

Pois é Fernando, Essa história de pegar ele apenas se for em counter acho que vai ter que ser em uso específico, e um deles é pegar oponentes que tenham armor ataques, um deles, como citaste, o Boxer, sem contar que impede um pouco de pularem em você e também é free safe jump depois de acertar o Metsu shoryu.

Só que aí vem o que eu chamo de melhor que isso:
Mesmo assim, Low fierce, Shoryu fadc Metsu tira 453 de dano, gasta apenas 2 Ex e é muito mais fácil de acertar. No boxer o Far Strong, Shoryu Metsu tira 443 que é a situação do Boxer, mais safe do que o Low Forward Ex hadouken, metsu shoryu, deixando 1EX para fazer um EX Tatsumaki no wakeup dele, ou até mesmo um low foward shakunetsu.

É só uma ideia que venho tirando das lutas que enfrentei contra boxers wakeup armor. Foi o que falei, e fui sincero, só vou ter uma boa opinião a partir do momento que eu colocar minhas mãos nele.  :thumbsup:

Abraços!

Up no tópico:

Como foi pedido:
Atualizado, área do início do início. Ler com atenção, tentar simular no training. Chamar um amigo se possível para uma luta amistosa.

http://www.portalversus.com.br/forum/topic/13666-topico-oficial-ryu-arcade-edition/page__view__findpost__p__141222

Editado por Dothan, 08 setembro 2011 - 01:31 .

Twitch.tv/DaishoBruno

#119 titon

titon

Róris Nóia

•  Membro Lvl. 2 
  • 79 posts

Postado 09 setembro 2011 - 10:56

Visualizar PostDothan, em 08 setembro 2011 - 00:36 , disse:

Abraços!

Up no tópico:

Como foi pedido:
Atualizado, área do início do início. Ler com atenção, tentar simular no training. Chamar um amigo se possível para uma luta amistosa.

http://www.portalversus.com.br/forum/topic/13666-topico-oficial-ryu-arcade-edition/page__view__findpost__p__141222

Obrigado parceiro, vou me quebrar esse find!

KKKKK

Abração!

#120 DothanBruno

DothanBruno

Ryu

• Membro Lvl. 4
  • 988 posts

•  - Daisho2329

•  -  brunorochaxx

Postado 10 setembro 2011 - 10:25

UP no tópico. Área básica agora com vídeos, sobre os combos básicos e um punish com super combo.

Editado por Dothan, 10 setembro 2011 - 10:25 .

Twitch.tv/DaishoBruno

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)