Ir para conteúdo

- - - - -

Layout de botões para jogos SNK

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
14 respostas neste tópico

#1 dinhoop

dinhoop

snk/neogeo forever

•  Membro Lvl. 3 
  • 499 posts
  • Gênero favorito:  Luta

•  -  dinhoop

•  -  dinhoop

Postado 17 julho 2010 - 08:07

Salve galera.

Essa era ( e ainda é ) uma questão importante para a todos os jogadores.
Na minha vida de jogador presenciei varias coisas intrigantes. Acredito que vocês também.
Já vi gente jogando com mãos trocadas, principalmente os canhotos, que cruzavam os braços e ficava a mão direita no manche e a esquerda nos botões  :wacko: .

E já joguei os mais diversos layouts de botões, como sempre mudava de cidade com facilidade e até nos passeios pelos bairros, era fato que eu teria que me adaptar a uma posição diferente de botões.
Muitas vezes tinha aquela maquina nova de KOF ou Samurai Shodown e a gente ficava ansioso e quando via a posição outra vez dificultava a vida de nós jogadores.
Vi muito jogador perder a partida e dizer: " Eu num costumo jogar com os botões desse jeito".
Creio que os Capcom Players não sofram com isso ( sortudos :81: ). A não ser que troquem os botões de chutes pelos de soco e invertam a ordem de intensidade :mwahaha:  tipo:
:HK: -:mk: - :lk:
:HP: - :mp: -:lp:
É de dar nó na cabeça :18:. Ainda bem que nunca encontrei tal configuração em arcades capcom.

Agora que passou toda essa era anos 90 e os arcades são escassos, montamos nosso layout botões favoritos e nossos próprios controles arcades. E mesmo jogando de joystick, teclado ou arcade, teremos que escolher uma posição boa pra jogar SNK games essa é a verdade.

Vou colocar algumas posições possíveis, se eu esquecer de alguma me avisem por favor

:bA: - :bB:
:bC: - :bD:
Spoiler

____:bB: - :bC: - :bD:
:bA: -
Nota: pode considerar em uma linha reta essa posição também, mas em arcades estilo Astro city essa posição fica bem legal
Spoiler

:bC: - :bD:
:bA: - :bB:
Spoiler

:bA: - :bC:
:bB: - :bD:
Spoiler

:bB: - :bD:
:bA: - :bC:

Bem vamos ficar com essas variações por enquanto.  Se levarmos em consideração 4 combinações diferentes dariam umas 24 possibilidades.
Ainda vi a seguinte formação em arcades de 6 botões:
:bA: - :bB: - :bC:
:bC: - :bD: - :bD:
mas ai aumentaria as possibilidades, e é melhor nem cogitar já que o padrão são 4 botões mesmo.

Pode usar como referência de escolha também o tipo do jogo, por exemplo:
- escolho o layout 1 pra kof porque é bom pra estourar
- escolho o layout 2 porque é bom pra fazer feint combo em garou motw

Ainda acho que o modo de apertar os botões e as posições interferem muito em varias ocasiões.
Comentem ae.

Alguns layout's oficiais da SNK

Pra galera comparar com as formações acima, segue umas imagens oficiais de cada painel de controle de cada jogo.

nota: as imagens estão no spoiler pra não prejudicar a leitura do tópico.

Spoiler

Off: como é um assunto pertinente a área SNK, achei melhor postar justo aqui e não na área de discussão, e também que sirva de referência para quem tem alguma duvida em como configurar um controle pra jogos SNKP/neogeo.
Dependendo de como for as respostas crio uma enquete  com referencia nos números.

Observação Aos moderas e admins, seria bom ter um botão configurado pra spoiler ( assim como tem o de quote, imagem... ). Fica a sugestão.

Editado por dinhoop, 20 julho 2010 - 03:37 .

Imagem Postada

#2 zoropak

zoropak

Kyo Kusanagi

•  Membro Lvl. 3 
  • 212 posts

• Videogames: Playstation 2

Postado 17 julho 2010 - 08:38

Ate hj jogo como a 3º, aki em VR nos falavamos com o dono do fliper para colocar como nos keriamos!! Bons tempos !!

#3 dinhoop

dinhoop

snk/neogeo forever

•  Membro Lvl. 3 
  • 499 posts

•  -  dinhoop

•  -  dinhoop

Postado 17 julho 2010 - 20:40

Visualizar Postzoropak, em 17 julho 2010 - 08:38 , disse:

Ate hj jogo como a 3º, aki em VR nos falavamos com o dono do fliper para colocar como nos keriamos!! Bons tempos !!

Cara tinha essa configuração num fliper em um bairro próximo ao que eu costuma ir, e rolava sempre uns contras com a galera vizinha.

Num tinha muita dificuldade para se adaptar não, pois eu costumo usar a 1°, ae é só inverter um pouco os botões que dá pra jogar de boa.
Imagem Postada

#4 XuxuBelezA

XuxuBelezA

XuanDou Zhi Wang God

•  Blogueiro 
  • 1.216 posts

• Videogames: Playstation 2, Xbox 360, outros

•  - XuxuBellezA

•  -  xuxubeleza

•  -  xuxubeleza

Postado 18 julho 2010 - 00:57

Como o proprio dinhoop sabe, e ta se divertindo bastante com isso :P uahuahuaa, eu comecei a jogar agora de arcade tal, e a posiçao que eu achei mais confortavel ate agora foi a segunda, consigo jogar nela e acertar os botoes quase sem mudar a mao de posiçao, ainda mais poruqe eh o padrao pro garou, que é o jogo q eu ando jogando mais q tudo, recomendo

Imagem Postada
Um oferecimento: Blast-kun

#5 dinhoop

dinhoop

snk/neogeo forever

•  Membro Lvl. 3 
  • 499 posts

•  -  dinhoop

•  -  dinhoop

Postado 18 julho 2010 - 07:09

Relaxa xuxubeleza, a transição teclado para arcade deve ser bem hard mano.
Tem muitos caras que não largam a precisão do teclado por nada, outros jogam de joy por causa dos movimentos rápidos.
Todos os periféricos tem suas vantagens e desvantagens, mas o controle arcade ainda é e sempre será o periférico ideal para jogos de luta.
E você tá mandando bem cara, daqui a uns 2 meses vai estar jogando melhor do que quando estava no auge da era teclado.

E cara esse 2° layout eu até tentei jogar, o problema são os botões do eletromatic que são muito duros (sem mencionar no barulho), se o cara tem um teclado/joy/arcade macio até dá pra arriscar.

O 4° eu ainda uso no ps2.
Imagem Postada

#6 Daniel DX

Daniel DX

Combo de 5 Hits

•  Membro Lvl. 3 
  • 375 posts

• Videogames: Playstation 2, Playstation 3

•  - Daniel__DX

•  -  danieldx

Postado 18 julho 2010 - 10:32

Nunca tive sorte de encontrar o 4 layout >_>' Só muda mesmo a esquiva e o CD,porque o estouro é o mesmo do 1º.Agora me saciem uma dúvida: em campeonatos em que tu leva teu controle,é permitido mudar as configurações?Porque alguns controles vem com configuração diferente da que voce é acostumado e talz.
Imagem Postada

#7 WillShiro

WillShiro

Magnetismo Magnetico

• Membro Lvl. 4
  • 818 posts

• Videogames: Playstation 3, PSP

•  - ShiroInTheHouse

•  - Will Shiro

•  -  Shiro

•  -  Shiro~

Postado 18 julho 2010 - 10:41

Vida toda sempre joguei com a 3ª '-'
Até hoje no meu arcade stick ainda uso essa

Imagem Postada

#8 dinhoop

dinhoop

snk/neogeo forever

•  Membro Lvl. 3 
  • 499 posts

•  -  dinhoop

•  -  dinhoop

Postado 18 julho 2010 - 12:37

Visualizar PostDaniel DX, em 18 julho 2010 - 10:32 , disse:

Nunca tive sorte de encontrar o 4 layout >_>' Só muda mesmo a esquiva e o CD,porque o estouro é o mesmo do 1º.Agora me saciem uma dúvida: em campeonatos em que tu leva teu controle,é permitido mudar as configurações?Porque alguns controles vem com configuração diferente da que voce é acostumado e talz.
Daniel DX, mano eu tô por fora de champs em videogame mano. Na minha época saudosa de fliper (fazem uns 7 anos) eu jogava só em maquinas mesmo, campeonato era sempre nos maiores flipers da região, ai entrava essa questão de botões que a galera snk reclamava muito.

Mas creio que dê pra mudar em um campeonato na plataforma ps2 sossegado, sei mais ou menos que tem uns campeonatos no anime friends. Deve ter algo em relação essas regras no site deles.

No kof 2002 um por exemplo é muito fácil configurar os botões durante a partida, e também num sei se pode usar macro tipo  :bA:  +  :bB:  ,  :bC:  +  :bD:  ,  :bB:  +  :bC:  ,  :bA:  +  :bB:  + :bC:  , muitas pessoas que usam joypad usam esses ( creio que no arcade seja desnecessário ). Seria legal alguém que participe e/ou faz planejamento de champs esclarecesse as coisas aqui pra galera.

Pelo visto a 3° é top buteco também duas pessoas já optaram por essa  :XD: .

Editado por dinhoop, 18 julho 2010 - 12:38 .

Imagem Postada

#9 Daniel DX

Daniel DX

Combo de 5 Hits

•  Membro Lvl. 3 
  • 375 posts

• Videogames: Playstation 2, Playstation 3

•  - Daniel__DX

•  -  danieldx

Postado 18 julho 2010 - 13:37

Visualizar Postdinhoop, em 18 julho 2010 - 12:37 , disse:

Daniel DX, mano eu tô por fora de champs em videogame mano. Na minha época saudosa de fliper (fazem uns 7 anos) eu jogava só em maquinas mesmo, campeonato era sempre nos maiores flipers da região, ai entrava essa questão de botões que a galera snk reclamava muito.

Mas creio que dê pra mudar em um campeonato na plataforma ps2 sossegado, sei mais ou menos que tem uns campeonatos no anime friends. Deve ter algo em relação essas regras no site deles.

No kof 2002 um por exemplo é muito fácil configurar os botões durante a partida, e também num sei se pode usar macro tipo  :bA:  +  :bB:  ,  :bC:  +  :bD:  ,  :bB:  +  :bC:  ,  :bA:  +  :bB:  + :bC:  , muitas pessoas que usam joypad usam esses ( creio que no arcade seja desnecessário ). Seria legal alguém que participe e/ou faz planejamento de champs esclarecesse as coisas aqui pra galera.

Pelo visto a 3° é top buteco também duas pessoas já optaram por essa  :XD: .

Manjo...O paia foi que na última vez que teve champ (um de SFIV que depois virou SSFIV porque alguem conseguiu o disco XD) nem me deixaram usar meu dualshock2,por causa do trabalho que dava conectar.Enfim,é mais uma questão de curiosidade.E eu evito usar macros,a não ser que seja mais de 3 botoes ou 2P/2K no caso dos Break e Feint de Garou.

PS:Acharia legal se fizessem um tópico pra postar só layouts arcades de outros jogos,como Soul Calibur,Mortal Kombat,etc.Enriqueceria bastante o forum,na minha opinião.

Editado por Daniel DX, 18 julho 2010 - 13:40 .

Imagem Postada

#10 Horokeu

Horokeu

Róris Nóia

•  Membro Lvl. 2 
  • 87 posts

Postado 19 julho 2010 - 01:21

Tem uns layouts meio xaropes aí, hein? hahahah

Quando passei um tempo no Japão, os layouts eram basicamente AC/BD, nas máquinas de seis botões. Layout Capcom para jogos da SNK, botões de soco em cima, chute embaixo.

Pra vc ter uma idéia, no KOFXIII essa configuração quem escolhe é o jogador. Acho que ele dá a possibilidade de 3 escolhas, daí ninguém reclama ou fica prejudicado pela config dos botões.
Imagem Postada

#11 zoropak

zoropak

Kyo Kusanagi

•  Membro Lvl. 3 
  • 212 posts

Postado 19 julho 2010 - 09:39

Ate no play2 eu mudo pra a configuração do Neo GEo !! naum sei jogar em outro !! Nunca coloco macro em jogos da SNK !! So na Capcom q tinha q colocar 3 socos e chutes !! De resto naum !!

#12 Negrall

Negrall

Róris Nóia

•  Membro Lvl. 2 
  • 62 posts

•  - Negrall

•  -  Negrall

•  -  Negrall

Postado 19 julho 2010 - 11:35

no meu ARCADE uso esse layout p/ os jogos de 4 botões:

OOOX
XXOX

ja tentei utilizar o "padrão" da SNK q são todos os de cima, mas ñ acostumei.
SETUP:
CPU: Pentium Dual Core-E5200
MOBO: Gigabyte-G31M-S2L
HD: 250GB SAMSUNG (Spin Point)
RAM: 2X1GB 667htz Kingston
GPU: XFX G-FORCE 8500 FATAL1TY
FONTE: ZALMAN-ZM500HP
JOYSTICKS:
1-ARCADE (EM) PS2/PS3/PC
1-ARCADE (Happ) PS2/PS3/PC
1-ARCADE (Sanwa/Seimitsu) PS2/PS3/PC [W.I.P.]

#13 dinhoop

dinhoop

snk/neogeo forever

•  Membro Lvl. 3 
  • 499 posts

•  -  dinhoop

•  -  dinhoop

Postado 20 julho 2010 - 02:55

Visualizar PostHorokeu, em 19 julho 2010 - 01:21 , disse:

Tem uns layouts meio xaropes aí, hein? hahahah

Quando passei um tempo no Japão, os layouts eram basicamente AC/BD, nas máquinas de seis botões. Layout Capcom para jogos da SNK, botões de soco em cima, chute embaixo.

Pra vc ter uma idéia, no KOFXIII essa configuração quem escolhe é o jogador. Acho que ele dá a possibilidade de 3 escolhas, daí ninguém reclama ou fica prejudicado pela config dos botões.
Que da hora mano, você teve sorte de jogar em arcades japa. Aqui no Brasil é só você viajar um pouco e aposto que você ainda encontra umas configurações diferentes ainda, sem falar dos mais diversos tipos de jogadores, mendigo, bebum, nóia, os mano trombatinha. Antes era um olho no jogo e outro nos marginais que tavam do lado. kkkkk
Agora acho que se você tomou como referência esse layout ae então seria assim:
A - C - X
B - D - X

ficaria assim:
:bA:  -  :bC:
:bB:  -  :bD:
se eu entendi direito, esse é um dos layout's xaropes number 4  :kkk:  .

no meu ARCADE uso esse layout p/ os jogos de 4 botões:

OOOX
XXOX

ja tentei utilizar o "padrão" da SNK q são todos os de cima, mas ñ acostumei.

Negrall, como eu disse acima, até tentei usar esse layout oficial da snk , que é o 2° da lista.
Spoiler
e como gosto do layout curvo e controle com 6 botões tentei usar o mesmo da imagem acima, o unico problema é que as peças eletromatic, ai já viu, fica muito duro de apertar o botão com o dedo mindinho  :15: , no caso seria o chute forte  :bD:.
Esse seu layout ai parece um pouco com o oficial.

* vou adicionar mais imagens dos painéis de controle da SNK no post inicial, pra galera dar uma conferida e fazer um comparativo.
Imagem Postada

#14 LDA_Azis

LDA_Azis

Megaton Puncher

•  Membro Lvl. 1 
  • 7.807 posts

•  - vendi...

Postado 20 julho 2010 - 11:22

Eu sempre gostei do

:bA: :bC:
:bB: :bD:

Exceto pra samurai.

Mas as máquinas de KOF aqui sempre foram
:bA: :bB:
:bC: :bD:

E acabei acostumando.

Então prefiro que seja por jogo mesmo.

#15 zoropak

zoropak

Kyo Kusanagi

•  Membro Lvl. 3 
  • 212 posts

Postado 20 julho 2010 - 15:13

Aki era

:bA:  :bB:  :bC:  

:bD:      

Assim tb era bom kuando era de 6 botoes !!! o D embaixo do C !!

Editado por zoropak, 20 julho 2010 - 15:15 .

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)